Análise: licra Scramble 'Shadows'

A BJJHQ é um grupo de gente porreira que foi simpática ao ponto de me enviar esta licra para análise. Antes de ser contactado por eles, não sabia que existiam mas acabei por descobrir um conceito diferente e que desconhecia. São uma loja online que tem apenas e só um negócio por dia (nos vários tamanhos para o dado item claro) e a preços de rebaixa. E é isso, todos os dias vai-se ao site verificar o negócio diário e é uma questão de tentar aproveitar antes que o tamanho desejado esgote - algo que acontece com frequência, que surpresa, eu sei. Eu pessoalmente uso o RSS feed disponível já que é algo que prefiro, mas cada um sabe de si :) O atendimento ao cliente, em InglÊs como é óbvio, é bastante bom pelo que é mais um ponto positivo.

Bom, vamos à licra!
Tenho algum material da Scramble. Acho os designs deles bastante interessantes e a influência da cultura Japonesa é uma brisa de ar fresco quando comparada com a imagem à mauzão da maioria das marcas de MMA.
Já andava de olho no material de submission/jiu-jitsu sem gi há algum tempo pelo que quando surgiu a oportunidade de testar esta licra não pude deixar passar ao lado.

. Design:
A 'Shadows' tem um design noir de um Samurai debaixo de chuva forte (sou fã tanto de cultura Japonesa como do universo Sin City/Frank Miller por isso nem tenho de dizer o quão espectacular isto é, certo?) com um mui bem sacado design em Japonês das sete virtudes do Bushido: Lisura de carácter (義), Coragem (勇氣), Benevolência (仁), Respeito (禮), Honestidade (誠), Honra (名誉), Lealdade (忠義) nas costas.

. Conforto e corte:
Tenho outras licras, nomeadamente da Tatami e da Masaru as quais posso comparar à 'Shadows'.
A licra da Scramble é um pouco mais grossa mas sem andar sequer perto das licras normais de surf. O corte é basicamente bom, tenho 1.83m e 75Kg e o tamanho M é-me justo quanto baste sem ficar apertado, que é como prefiro. Mesmo as licras sendo elásticas, não gosto que fiquem demasiado justas pois tornam-se para mim desconfortáveis passado algum tempo.
Outra coisa que notei foi que por vezes senti as costuras fazer-me comichão, particularmente debaixo dos braços. Após a ter usado senti as costuras com os dedos e de facto verifiquei esta característica relativamente comichosa (eheh). Não é que seja abrasiva ou algo do género, mas o fio utilizado parece ser mais rígido que o típico fio de algodão (?) utilizado nas minhas outras licras.


. Detalhes:
Se isto fosse um gi, estaria agora a escrever sobre costuras triplas, reforços e esse tipo de coisa, mas com licras as coisas são diferentes. Normalmente além da característica costura tripla aos zig-zagues que se vê em todas as licras não há muito mais a apontar.
Neste caso no entanto, quando fui sentir as costuras, reparei em algo no interior que merece menção. Ainda que dificilmente seja algo que me vá dar problemas, notei que os acabamentos na transição entre os diferentes painéis que compõem a licra têm uma definitiva falta de atenção ao detalhe - algo que não esperava encontrar numa licra da Scramble e que se vende por €45 (£35/$60). Talvez seja algo que só aconteceu na minha, não sei dizer, mas aqui ficam fotografias da dita e também de uma licra da Tatami e outra da Masaru para que possam comparar.

Tanto a Tatami como a Masaru têm muito melhor aspecto e acabamentos impecáveis. Isto é também verificável ao longo do resto da licra em todas as zonas de transição dos painéis.

A minha 'Shadows'  também veio com um defeito no braço direito que é no entanto um óbvio defeito único e não faz exemplo. A BJJHQ ofereceu-se imediatamente para me substituir se rasgasse (e estou certo que não acontecerá num futuro próximo) e como foi uma oferta para análise é mais que aceitável da parte deles.

. Concluindo:
Esta é uma licra com um design muito bom, e creio que essa é a principal razão pela qual as pessoas estarão interessadas em a comprar, e os materiais usados são de boa qualidade (ainda que eu pessoalmente preferisse que o fio das costuras fosse mais fofinho).
Gostaria que a atenção ao detalhe fosse maior porque apesar de €45 ser a norma para as licras nos dias que correm, é na mesma uma boa quantia de dinheiro e uma quantia que na minha opinião justifica que a licra seja perfeita em todos os aspectos.

. P.S.:
Uma versão branca desta licra seria excelente. E poderia usá-la nos treinos de Judo!

. Nota:
Não sou patrocinado pela BJJHQ nem pela Scramble e, apesar de não ter pago esta licra, estas são as minhas opiniões pessoais, isentas, não censuradas e aplicam-se apenas ao produto que testei.

. Also available in English!

No comments:

Post a Comment

 
Copyright © Portuguese White Belt